Poesia

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sábado, 28 de abril de 2007

A caça das rolinhas

Havia um menino que caçava rolinhas, e para caça-lás ele precisava de um pedaço de pau, um barbante bem comprido, a arapuca, um punhado de milho, uma moita de capim e sempre com um companheiro, pois era chato caçar sozinho. Tudo era fácil de arrumar, mas o principal era o companheiro. E ingênuo suficiente para poder caçar. Pois naquele tempo havia meninos inocentes. Mas pode se dizer que caçar era um esporte como qualquer outro, mas sempre tendo suas regras. Sempre quem era o dono dos apetrechos era quem mandava, e com sua sabedoria ele escolhia o campo a ser usado ai era só montar a arapuca com o barbante e se esconder atrás da moita. E ali esperavam pela rolinha, os dois ficavam lá debruçados ao chão à espera, mas se tivesse qualquer movimento em falso dura daria errado. Mas quando a rolinha se aproximava da armadilha eles nem respiravam para ela não fugir e quando ela entrava em baixo da arapuca eles puxavam o barbante para prender a rolinha. Mas quando eles iam ver se haviam pego vinha à decepção, pois nunca conseguiam prender a rolinha. E todos os dias que passavam ficava sempre com o pensamento que iriam pegar no outro dia.

sábado, 14 de abril de 2007

Dez dicas para um bom Web Design


" É mais difícil dizer quais as coisas boas que se devem fazer se nunca vimos um website verdadeiramente bom no que diz respeito à funcionalidade. O melhor dos maiores sites é provavelmente o amazon.com, desde o final de 1998, mas no decorrer do ano de 1999 a Amazon baixou a sua funcionalidade devido a uma estratégia de imprecisão relativamente ao focus do site.Segue-se uma lista de dez elementos adicionais de design que incrementam a funcionalidade de todos os sites virtuais:
*Colocar o nome e o logotipo em todas as páginas e fazer no logo um link para a página inicial (excepto na própria página inicial onde o logotipo não deve jamais ter um link para a própria página).
*Disponibilizar uma opção de pesquisa se o site tiver mais de 100 páginas.
*Escrever cabeçalhos e títulos simples e directos que expliquem claramente qual o conteúdo da página e que faça sentido quando é lido fora do contexto desta, através de uma busca.
*Estruturar a página para facilitar o scanning e ajudar os utilizadores a ignorar blocos maçadores da página num simples piscar de olhos: por exemplo através da utilização de agrupamentos e subtítulos a partir de uma longa lista poder-se-á chegar rapidamente a uma lista mais pequena e perceptível.
*Em vez de colocar tudo sobre um produto ou um assunto numa única e infinita página, deve-se utilizar hipertexto para estruturar o espaço disponível na página inicial que disponibiliza uma visualização e várias páginas secundárias que focalizam-se no seu tema específico. O objectivo é permitir aos utilizadores evitar desperdiçar tempo nos sub-temas que não lhes interessam.
*Usar fotografias de produtos, mas evitar páginas cheias dessas mesmas fotografias com toda a família de produtos possíveis. Deve-se então ter uma pequena fotografia de cada produto numa página individual e fazer um link dessa fotografia para uma ou mais fotografias de maior dimensão que mostre mais detalhes adequados às necessidades dos utilizadores. Esta situação varia de acordo com o tipo de produto. Alguns produtos poderão ainda necessitar de fotografias com zoom ou rotativas. devendo estas opções ser remetidas para páginas secundárias. A primeira página que contém o produto deve ser rápida e limitada a um plano da fotografia reduzido.
*Utilizar uma imagem reduzida e relevante quando se preparam pequenas fotografias e imagens: em vez de simplesmente redimensionar a imagem original para uma pequena e ilegível fotografia, deve-se fazer um zoom dos detalhes mais relevantes e utilizar uma solução combinada de corte e redimensionamento.
*Utilizar link's com títulos para permitir ao utilizador, visualizar antecipadamente para onde se encaminhará cada link antes de clicar.
Assegurar que todas as páginas importantes estão acessíveis aos utilizadores com deficiências, especialmente aos invisuais.
*Fazer o mesmo que os outros fazem: se a maioria dos grandes websites fizer algo de certa forma, devemos segui-los desde que os utilizadores esperem que o site funcione da mesma forma. Deve-se ter em conta que os utilizadores gastam a maioria do seu tempo noutros sites, e é ai que criam expectativas acerca do funcionamento da web.
*Para finalizar, deve-se sempre testar o design do site com utilizadores reais numa situação real. As pessoas têm as atitudes mais estranhas e inesperadas, pelo que mesmo o projecto mais cuidadosamente planejado terá algo a aprender com os testes de funcionamento."
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http://cadeiras.iscte.pt/Marketing/webdesign/dez%20dicas%20para%20um%20bom%20web%20design.htm"